26.9.24

ROTA VICENTINA 26/09/2024 Cavaleiro (Cabo Sardão) - Zambujeira do Mar [12 km]

 

A Santa Cama

Dormi maravilhosamente, na melhor e mais confortável cama de Portugal! Gosto muito de dormir em parques de campismo, mas não há como intercalar as noites de tenda com noites passadas numa caminha. Um corpo que caminha mais de 20 quilómetros por dia merece alguns miminhos.

Acordei com energia e às 7h30 estava a sair do alojamento. Havia duas possibilidades como destino nesse dia: o Camping Villa Park Zambujeira, na Zambujeira do Mar, que distava cerca de 12 km, ou o Camping Monte Carvalhal da Rocha, na praia do Carvalhal, um pouco mais longe, a cerca de 19 km de onde eu me encontrava.

Optei pela primeira hipótese, não só devido à chuvinha que persistia, mas também porque gosto muito da Zambujeira e da sua praia, já há algum tempo que sentia curiosidade em conhecer o seu parque de campismo, e, no fundo, apetecia-me estar num lugar mais animado.

A caminhada foi muito relaxante, num trilho agradável e fácil, em piso de terra dura, quase sempre sem grande inclinação. Atravessa-se um longo esteval que imagino que seja lindo de percorrer durante a Primavera, quando a planta está em flor.

Às 11h já estava na Zambujeira do Mar!


O Camping Villa Park Zambujeira é um lugar excelente
para se passar uns dias.

O meu cantinho, sob os ramos de generosas árvores.

Foi uma excelente ideia ficar neste parque de campismo, que parece uma pequena aldeia. Tem muita vida, está excelentemente organizado, tem tudo aquilo de que possamos precisar e os funcionários, desde recepcionistas a empregadas da limpeza, são simpáticos e aparentam estar felizes no seu trabalho. Foi o que senti quando vi senhoras, do agora frequentemente mencionado Indostão, a conduzir carrinhos elétricos, onde levavam o material de limpeza e roupas necessárias para prepararem os quartos das várias moradias que por lá há a alugar, com a satisfação estampada nos rostos.

O parque de campismo tem wi-fi; postos para carregamento de telemóveis; máquinas para trocar notas em moedas; um café-bar muito agradável, com muita oferta de salgadinhos para petiscar, aberto até às 24h (onde fui atendida por um senhor de uma simpatia ímpar que me informou das máquinas para trocar notas em moedas); um mini-mercado muito completo; microondas; máquinas de lavar e secar roupa; multibanco; piscina e jacuzzi; balneários de uma limpeza meticulosa, onde tomamos duche a ouvir música... Na verdade, deve haver quem nem sequer saia do parque de campismo e passe ali dentro as férias inteiras. Tendo em conta que estava um dia de chuva, aquele foi o lugar perfeito para passar o resto do dia e a noite.

Pela noite paguei 12,65 € (a que se acrescentam os 9,00 € que gastei para lavar e secar a roupa suja que já me ocupava um saco inteiro). Nada caro, portanto.



Durante toda a tarde, a chuva caiu, incessante. Na tenda, passei o tempo o melhor que pude: 






Fiz umas posturas de yoga adaptadas ao espaço disponível;












Observei detalhes estéticos resultantes do efeito da chuva sobre as coisas, como estas duas elegantes folhas que vieram colar os seus corpos mortos, mas ainda belos e elegantes, sobre o nylon da minha tenda;









e continuei a ler a amada Patricia Highsmith! Depois de O Diário de Edith, seguiu-se Doce Doença; outro que se devora, melhor ainda sob o tilintar de gotinhas inquietantes. Que escritora! Todos os livros dela são tão visuais, consigo perfeitamente distinguir o que leio em elaborados quadros cinemáticos, encadeados uns nos outros, até criar um filme inteiro na minha cabeça.

Por volta das 16h, as nuvens deixaram de se torcer em água, e aproveitei essa janela para ir até à vila.

Praia da Zambujeira do Mar








Desci até à magnífica praia da Zambujeira, para me pasmar com as rochas de xisto espalhadas pelo areal.









Fotografei e fotografei e fotografei a beleza de uma praia única, batida pelo vento molhado, habitada por rochas que, como lanças, desafiam a inclemência do mar, inclinadas, folheadas, com suas varizes de quartzo. Fortes e constantes.








Sem comentários:

Enviar um comentário